quarta-feira, 3 de setembro de 2008

COMO E POR QUE PRODUZIR UM BOM TEXTO

COMO E POR QUE PRODUZIR UM BOM TEXTO


Este artigo visa mostrar a importãncia de se fazer uma boa redação, bem como despertar nas pessoas a necessidade de aprimorar sua capacidade de redigir com clareza e eficiência.

Todos nós já ouvimos de um ou outro professor de português que é importante escrever bem – e corretamente. Mas poucos ficam realmente convencidos disso. Em geral os professores dizem que temos que ter domínio da palavra escrita por razões cívicas, filosóficas, asbstratas e distantes do nosso dia-a-dia. Dizem também que devemos escrever bem porque a língua é o patrimônio cultural de um povo, porque o domínio da língua mostra o nível de desenvolvimento e civilização da sociedade, porque a ciência necessita de um instrumento de expressão mais perfeito possível, etc. Sinceramente, reconhecemos que tudo isso é importante e nobre, mas nada tem a ver diretamente com as dificuldades, os sonhos, os problemas e os anseios da vida prática da maioria das pessoas.


POR QUE APRIMORAR A REDAÇÃO


Quando escrevemos, queiramos ou não, projetamos uma imagem. A partir daquilo que dizemos e da forma como o fazemos, as pessoas passam a imaginar quem somos. Dependendo do texto, as pessoas acharão que o redator é inteligente ou limitado, agradável ou desgradávem como pessoa, humilde ou presunçoso, alegre ou triste, etc. Pode ser que na essência ele seja humilde, mas que no texto pareça presunçoso e é essa a impressão que ficará, Mas se o redator transmitir uma imagem de inteligência e competência, obviamente será respeitado por isso e estará em condições de sugerir com menos chace de ser questionado.

Devemos, portanto, ter cuidado especial com as palavras escolhidas, pois elas podem colaborar de modo decisivo para a formação da imagem que o leitor construirá. Alguns termos ou expressões podem denotar insegurança, como por exemplo, talvez... provavelmente... acho que... Já outras ,podem denotar arrogância e isto é algo que as pessoas didicilmente aceitam num redator. Tais expressões podem aparecer no texto de várias maneiras: narração exagerada e constante de experiências próprias; referência frequente ao próprio modo de pensar e resolver os problemas, uso abusivo do pronome pessoal da 1ª pessoa – seja no singular ou no plural.


UTILIDADES DA BOA REDAÇÃO


Ter uma boa redação projeta uma imagem e os outros vão agir como se você fosse realmente auilo que projetou. Em todos campos da vida a imagem poderá levá-lo a tingir as coisas pretendidas ou, pelo contrário, afastá-lo daquilo que você quer. Para os outros você é aquilo que comunica. Enfim, devemos aprender a escrer bem porque isso poderá facilitar a nosso vida, ajudando-nos a solucionar diversos tipos de problemas a um custo baixo e com eficiência.



DICAS DE COMO PRODUZIR UM TEXTO DISSERTATIVO


ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO:


  • INTRODUÇÃO

  • DESENVOLVIMENTO

  • CONCLUSÃO


INTRODUÇÃO

Numa disseertação, tese é a proposição a ser defendida, contendo a idéia central do texto e indicando também como essa idéia será embasada por argumentos convincentes.

A tese é responsável pelo conteúdo e pela estrutura do texto dissertativo. O espaço ideal para a apresentação da tese é o parágrafo inicial, em que se deixa claro o ponto de vista de quem escreve.

A tese pode apresentar ou não argumento(s). Observe as teses:

Tese 1 – Os pais não devem punir os filhos com castigos físicos.

Essa tese não apresenta nenhum argumento e, consequentemente, não dá nenhuma indicação de como o texto será organizado.

Tese 2 – Os pais não devem punir os filhos com castigos físicos, porque isso não educa e é desumano.

Essa tese apresenta dois argumentos, isto é, são indicados, já na intrudução, as idéias a serem desenvolvidas.

Lembre-se de que seus argumentos devem ser convicentes e persuadir o leitor. Para ter certeza disso, responda às perguntas abaixo antes de fazer uma dissertação.

  • Por que você pensa assim?

  • Em que você se baseia para pensar assim?

  • Que informações possui sobre o assunto?

  • Quais são suas razões?


DESENVOLVIMENTO


A primeira coisa que se deve saber para escrever um texto dissertativo é que há uma ligação direta entre a tese e o desenvolvimento. Não se deve perder de vista o que a tese anuncia (ou deve anunciar) as idéias que serão desenvolvidas.


OBSERVE O ESQUEMA DE UM TEXTO DISSERTATIVO


Título: A FUNÇÃO DA TELEVISÃO


Introdução - Parágrafo 1 (tese)

Os programas de televisão desempenham três

funções muito importantes em nossa vida:

divertem, instruem e informam.


Desenvolvimento – Parágrafo 2:

Os programas de televisão divertem.


Parágrafo 3:

Os programas de televisão instruem.


Parágrafo 4:

Os programas de televisão informam.



Conclusão - Parágrafo 5:

Retomada dos argumentos mais importantes

e opinião final sobre o assunto.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei muito pela a dicas que deram
Eu estou na setima serie e vamos fazer varias redações só queria lhe agradecer
você me ajudou muito em minha redação
obrigado